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CONFERÊNCIAS

FORUMRH2021

TEMAS DE DEBATE

14 mesas redondas de debate sobre os desafios e as problemáticas que marcaram o mercado de trabalho durante a pandemia da COVID-19! 

[KEYNOTE SPEAKER ]

Mark Mekelburg

Cofundador da – Operação Nariz Vermelho. Professor, Actor, Encenador, Palhaço, Doutor Palhaço, Formador e Speaker.

[PALESTRA ]

“Vamos soltar a franga! Ou melhor.. o frango! Com um pé na realidade e o outro na fantasia vamos brincar com propósito, mas no trabalho!
Ao usarmos a experiência e a filosofia do palhaço, pedaços de borracha e um pouco de magia, descobrimos uma sabedoria louca e uma veia que conecta a cabeça e as mãos ao coração. À medida que começamos a construir essas pontes de uma forma consciente, inconscientemente vamos começar a ridicularizar a realidade, a rir com os outros e a rir de nós mesmos, vamos sentir uma lufada de ar fresco e relaxar. 
Tudo isto pode acontecer, no meio da confusão, da tensão e do stress, práticas que parecem impossíveis como, brincar,  transformam-se em boas práticas ! Daí nasce uma paixão que começa a mudar atitudes, a transformar ambientes, a motivar ações e a desenvolver resiliência.
 No presente encontramos o nosso espaço, abrimo-nos a novas possibilidades e em lugares inesperados esperamos trabalhar para criar um futuro melhor 
Changing me, changing the work and changing the world!

[Problemáticas ]

01

Necessidade de reinventar as empresas

Novas exigências no mercado de trabalho

Que medidas estão a tomar as organizações? Ou podiam ter tomado? Como podemos minimizar o impacto da pandemia nas nossas organizações? A importância de formar equipas de tomada de decisões de emergência. Que mecanismos de resposta podemos elaborar?

02

Manter relações de trabalho à distância

Melhorar a experiência do colaborador em tempos adversos

Teletrabalho, remuneração flexível, bem-estar…Sabe o que querem realmente os seus colaboradores? Que valores procuram na organização? Como conseguir o melhor “fit cultural”? Qual a relação entre cultura organizacional e transformação digital? Como gerir (e manter) a cultura organizacional da empresa em tempos de pandemia?

03

Promover relações de confiança

Gerar relações de confiança e engagement pós-Covid-19

Ouvir opiniões para perceber resultados e agir melhor. Criar engagement com os colaboradores num período de incertezas. Valorizar a opinião dos colaboradores no desenvolvimento de estratégias de retenção de talento de personalização e flexibilização das estratégias de compensação e benefícios? Como construir uma cultura de confiança no contexto atual?

04

Acompanhar a revolução do bem-estar

A saúde mental durante e após a pandemia

Nunca se falou tanto em saúde mental nas empresas. Como criar um ambiente de trabalho que promova a saúde física, psicológica e social? Que ações garantem o bem-estar do colaborador dentro e fora do escritório. Criar novos hábitos de higiene dentro das organizações. Criar compromisso das lideranças com as questões de saúde emocional dos seus colaboradores. Ansiedade, stress, angústia: os efeitos do distanciamento social.

05

Adotar uma comunicação “mais humana”

Comunicação em tempos de pandemia

Que papel teve o RH na comunicação interna da empresa? Responsabilidade e transparência na informação. A eficácia da comunicação determina a perceção da empresa após este período. Como fica a “marca empregadora” daqui para frente? Que papel têm os colaboradores da empresa como embaixadores da marca.

06

Atrair, motivar e reter na pandemia

O talento certo no lugar certo

Que novos perfis precisamos? Como antecipar as necessidades e competências futuras? O que aprendemos com o Covid-19 em relação a novas oportunidades de emprego? Como as tecnologias impactaram todos os processos de atração de talento em tempos de pandemia?

07

Que mudanças ocorreram no papel do RH?

Alinhar práticas de RH com o negócio em tempos de crise

Como tornar o RH mais estratégico em momentos adversos? O departamento de RH deve ser um dos responsáveis pela mudança na organização? Como pode detectar e antecipar qualquer tipo de problema ou necessidade de melhoria, conhecendo em detalhe a dinâmica dos colaboradores? Qual o atual papel do diretor de recursos humanos nas organizações?

08

Métricas RH

HR Analytics e a gestão de pessoas

Como identificar os verdadeiros talentos e antecipar o seu desempenho. Como tomar decisões baseadas em dados e métricas. Que dados são importantes para as lideranças? Como reduzir o turnover ou medir o grau de satisfação e envolvimento dos colaboradores?

09

Promover novas competências e novas aprendizagens

Construa um talento diferenciado: um processo evolutivo

Reskilling e Upskilling: desenvolvimento estratégico das pessoas ao longo da vida. Como fazer emergir o “best in people”? Desenvolver as equipas para alcançar a satisfação nas tarefas desempenhadas e criar engagement. Como e em que conhecimentos investir para que a empresa se mantenha competitiva no pós-covid-19?

10

LIFELONG LEARNING

Skills essenciais no cenário pós Covid-19

A pandemia mudou o mundo e a forma como aprendemos. Como construir um road map de aprendizagem e de desenvolvimento das pessoas alinhado com a estratégia de negócio da empresa? Como converter a formação num instrumento de transformação da empresa nesta nova realidade? Social learning & mobile learning: a nova cultura de intercâmbio do conhecimento utilizando as tecnologias.

11

Efeitos da Globalização

A nova postura do RH no Mundo Globalizado

Que skills permitem melhorar a gestão das pessoas em contexto internacional e multicultural? Caracterizar os novos tempos e as novas tendências, identificar diferenças multiculturais e de experimentar novos modelos de aproximação. Como se gerem colaboradores de 4 gerações diferentes distribuídos por várias geografias? Como conseguir que as diferenças resultem em vantagens competitivas para as organizações?

12

Desafio do RH digital

O capital humano por detrás da tecnologia

Como aumentar o valor das pessoas através da transformação digital? Como adaptar a função RH às novas exigências do mercado? Como pode a tecnologia facilitar e simplificar processos. Como colocar o digital ao serviço de melhores interações humanas, criando mais valor em menos tempo?

13

Aceleração da Digitalização

Covid-19: uma oportunidade para digitalizar negócios

A pandemia obrigou as empresas a darem um salto de 10 anos pelo menos na sua digitalização. A transformação digital foi e é a chave para a sobrevivência das empresas e para a sua relação com os colaboradores. As pessoas no centro da empresa para apoiar o desenvolvimento e impulsionar a inovação. Como se tornar um líder digital para inspirar e orientar colaboradores? Como implementar a digitalização tendo como foco as pessoas?

14

Flexibilização do Trabalho e Home office

Acelerar a produtividade num mundo novo

Teletrabalho: que desafios para os Gestores de RH? Quais as condições para um modelo hibrido de sucesso? Como manter a rotina e a disciplina? Como pode ajudar a sua equipa a sentir-se próximo da sua liderança? Ajudar os colaboradores a adaptarem-se aos novos papéis e às novas formas de trabalhar. Como motivar e comprometer equipas em trabalho remoto?

Workshops

Workshop 1

Desenhar o Propósito: deixe a sua marca

O propósito é onde encontramos significado – o que queremos fazer e como pretendemos contribuir. Trata-se de procurar definir os valores que irão determinar as prioridades e guiar as ações.

Objetivo:
Refletir sobre o seu propósito, energizar-se e motivar-se na busca pela sua missão, alcançado a sua afirmação através da concretização dos seus objetivos e sonhos.

Exercício: Life Pitch on the Pitch

Depois de inspiração através de lições de vida exemplares e de reflexões individuais a respeito dos valores e da missão individual, os participantes terão a oportunidade de partilhar a sua “lição de vida” num contexto único inserido no Estádio da Luz.

O legado da nossa liderança é formado pelos princípios orientadores que aplicamos de forma consistente nas nossas ações e decisões. Independentemente da fase da sua carreira, da sua área funcional ou ambições pessoais, está sempre a tempo de pensar no impacto a longo prazo que pretende ter junto da sua organização, equipa ou comunidade. Certamente que não haverá papel mais importante para qualquer gestor ou líder de uma organização do que deixar a sua marca através do desenvolvimento dos outros. 
Existem várias formas de deixar a sua marca:
Através do conhecimento: para que os outros possam aprender com a sua experiência, aplicando os conhecimentos aos seus próprios desafios;
Através da motivação: ao apoiar e incentivar os outros, ajuda a que os mesmos possam desenvolver a sua autoestima, o seu sentido de estar e alcançar mais e melhor
Através de acesso à rede: colaborando como elo de ligação fundamental entre as partes pode alavancar conhecimentos e know-how dos indivíduos garantindo o sucesso das iniciativas
Através da mentoria: atuando como conselheiro que ajuda a navegar pelo processo de tomada de decisão e criando debate crítico para a melhor análise do contexto

Formadora:

Joana Santos Silva
Professor & Director of Innovation ISEG Executive Education. Strategy Advisor to the Board ISEG.

Workshop 2

Tendências de HR e o seu impacto nas organizações.

Os últimos anos para os gestores de recursos humanos têm sido bastante desafiadores. Temos sido constantemente colocados à prova perante todas as alterações que se têm sentido à escala global. A rápida evolução da tecnologia, a inteligência artificial, o crescimento da economia, e agora uma pandemia mundial que mais do que nunca nos faz pensar e repensar a forma como atuamos nas organizações. Os recursos humanos já não são o que eram há 10 anos atrás e se nos queremos manter competitivos há decisões importantes a considerar.

Objetivo:

Neste workshop convidamos-vos para uma conversa informal sobre alguns insights dos mais recentes estudos sobre as tendências dos recursos humanos.

Formadores:


Milestone

 

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